terça-feira, 29 de abril de 2008

Alimentação correta traz bom humor!

Segundo cientistas, o estado de espírito é influenciado pela comida e a ingestão de certos alimentos pode reduzir a ansiedade e a depressão.
Alguns alimentos são ditos estressantes, outros chamados de "suportivos", não pioram o humor e a ansiedade. Ao reduzir os alimentos estressantes, e aumentando os suportivos, as pessoas notaram que seu humor melhorou rapidamente. Um terço delas informou ter havido melhoras acentuadas na oscilação de seu humor. Ataques de pânico e ansiedade foram reduzidos em 26% e a depressão melhorou em 24%. São números expressivos, considerando-se que as mudanças na alimentação são fáceis de serem feitas. Os maiores culpados pelo mau humor são o açúcar (para 80% dos entrevistados), cafeína (79%), álcool (55%) e chocolate (53%). Entre os suportivos, muita água ajudou 80% dos entrevistados, vegetais (78%), frutas (72%) e peixe (52%). Todos sabem que uma dieta rica em frutas e vegetais, além de evitar a desidratação, é saudável e nos causa bem-estar. Outro alimento que deve ser mantido na dieta é a soja. Hoje sabemos que ela não substitui os hormônios sintéticos em tratamentos de reposição, mas um recente estudo feito em Cingapura associou a dieta rica em soja com a redução de estrona, um dos responsáveis pelo câncer de mama.
Fonte: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&type=5&url_id=2013

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Estresse pode causar problemas intestinais

Muitas vezes aquela diarréia inconveniente, a incômoda prisão de ventre ou a manifestação alternante desses quadros não são mera conseqüência de maus hábitos alimentares ou de uma vida desregrada. A disenteria pode vir associada com freqüência a distúrbios psicossomáticos (emocionais) como estresse e depressão. O quadro, denominado Síndrome do Intestino Irritável (SII), refere-se a estas manifestações, e a proposta de médicos é tratar estes casos de forma multidisciplinar, não apenas no âmbito da gastroenterologia. Esta síndrome está inserida no quadro das doenças funcionais - aquelas em que os órgãos se encontram em perfeito estado, mas, ainda assim, não funcionam direito. Professor titular da disciplina de gastroenterologia da PUC de Campinas-SP, Flávio Quilici estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas são acometidos pela SII no Brasil, sendo que há uma proporção de 59% de mulheres e 41% de homens. O professor explica que a doença ocorre por uma já identificada desfunção na transmissão de informações do cérebro para o intestino, através de mediadores, a cerotonina.

Fonte: http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI302946-EI2559,00.html

sexta-feira, 11 de abril de 2008

ALIMENTAÇÃO É SAÚDE

Alimentos integrais (açúcar mascavo, grãos e pães integrais) fornecem os nutrientes necessários à manutenção do nosso corpo. Prefira eles porque:
- auxiliam no desequilíbrio psíquico e falta de memória
- purificam o sangue e o aparelho digestivo
- fazem cessar diarréias e gases
- ajudam no tratamento de alergias
- combatem prisão de ventre
- aumentam a resistência física
- auxiliam no tratamento da impotência sexual
- auxiliam no tratamento e prevenção de anemia
- regulam a taxa de açúcar no sangue, sendo especialmente recomendada aos diabéticos
- aquecem o corpo no inverno
- estimulam a produção de leite nas lactantes
- combatem a hipertensão arterial e as doenças cardíacas
- são ricos em cálcio, ferro, magnésio e fósforo, silício, vitamina B e caroteno
- auxiliam o tratamento de inflamações do aparelho digestivo e genito-urinário
- favorecem o rejuvenecimento dos tecidos

A riqueza das frutas
As frutas atraem por sua variedade de cores , aromas, sabores, mas também pelos nutrientes que concentram e por sua vital contribuição em nossa dieta. As frutas:
- são ótimas substitutas de doces, que contém muito açúcar refinado em seu preparo, o que predispõe à obesidade, diabetes, desmineralização do organismo e etc ).
- estimulam a digestão, aliviam a constipação e são ótimo tônico cardíaco.
- combatem resfriados e rinite crônica
- reduzem inflamações
- aliviam a dor de cabeça e ajudam no tratamento de doenças reumáticas.
- aumentam a atividade e o reflexo do cérebro.
- aliviam distúrbios da menopausa (insônia, tensão)
- diminuem a tensão arterial e varizes.
- ajudam o fígado no trabalho de desintoxicação do organismo
- protegem a flora intestinal.
- contribuem para a redução dos níveis nocivos de colesterol sanguíneo.
- proporcionam o equilíbrio hormonal e a prevenção de câncer ( próstata e de mama )
- auxiliam no tratamento da gastrite, nervosismo e azia.
- são importante fonte de proteínas, indispensável para o fortalecimento, crescimento, conservação e recuperação das células.
Fonte:http://www.sensiart.com/Paginas/Vegeteriana/Sabor_Saude.htm

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Anvisa decide limitar o uso de dois adoçantes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu ontem reduzir a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o uso de três novas substâncias no Brasil --taumatina, eritritol e neotame, já aprovadas por organismos internacionais de saúde.
De acordo com Lucas Medeiros Dantas, gerente de tecnologia de alimentos da Anvisa, a decisão de reduzir o limite decorreu de uma avaliação do impacto desses edulcorantes (adoçantes) para a saúde. Segundo ele, pesou na decisão a presença de sódio, substância já condenada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
"O sódio [presente no ciclamato e sacarina] é um dos vilões da política da OMS para o cuidado de doenças não transmissíveis, como hipertensão." O sódio é usado para conservar alimentos e realçar o sabor. "Do ponto de vista da saúde, o esforço é para tornar os limites cada vez mais restritivos", afirmou Dantas. Outros adoçantes não foram afetados. A sacarina é proibida no Canadá, e o ciclamato, nos Estados Unidos.
De acordo com Ruy Lyra, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os estudos que vetaram a sacarina e o ciclamato nos dois países --e constataram que elas aumentavam o risco de câncer de bexiga- foram feitos em camundongos. Ele ressalta que não há nenhuma pesquisa que comprove a existência de riscos em seres humanos, mas, ainda assim, recomenda que, por prudência, o consumidor limite a quantidade ao ingerir as substâncias.
Produtos
O limite máximo de ciclamato caiu do intervalo entre 97 mg e 130 mg para 40 mg a 56 mg a cada 100 ml ou 100 gramas. Isso afeta refrigerantes como o Sprite Zero e iogurtes como o Pense Light com Pedaços de Pêssego --107 mg e 56,3 mg da substância, respectivamente.
No entanto, na opinião de Carlos Eduardo Gouvea, presidente da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), a maioria dos produtos já está dentro dos parâmetros, até porque há mistura de diferentes adoçantes.
É o caso da Coca-Cola Light e Zero, por exemplo, que não serão afetadas, de acordo com a composição divulgada no site da empresa. A Folha pediu à AmBev a composição do Guaraná light, mas não houve resposta até a conclusão da edição.
Para Gouvea, as indústrias mais prejudicadas com as novas regras da Anvisa são as que fazem bebidas e alimentos para consumo popular, já que a sacarina e o ciclamato são os adoçantes mais baratos. O consumo de produtos com adoçantes é seguro, mas pode incentivar a ingestão exagerada de alimentos em pessoas com compulsão por açúcar, diz o diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, Carlos Alberto Werutski.

Ele afirma que o adoçante é sentido apenas na língua, enquanto a glicose obtida no açúcar de mesa tem impacto no sistema nervoso, pois eleva os níveis de serotonina, hormônio que induz a sensação de prazer.
Segundo ele, o adoçante é benéfico, pois não tem calorias e não causa cáries. De acordo com o oncologista Daniel Luiz Gimenes, do Hospital A.C. Camargo, faltam evidências para comprovar que a sacarina e o ciclamato possam causar câncer.
Fonte : Folha de São Paulo

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Alimentação pode influenciar no aprendizado das crianças

Crianças que se alimentam de forma mais saudável são mais propensas a passar nas avaliações escolares, segundo estudo da Universidade de Alberta, no Canadá. Os pesquisadores avaliaram a alimentação de 4,6 mil crianças da quinta série escolar através de questionário respondido pelos pais, e aplicaram um teste de capacidade, incluindo leitura e escrita, quando as crianças estavam na sexta série. E as crianças que consumiam muitas frutas e vegetais e não comiam tanta gordura tinham mais chances de passar nos testes. Outras pesquisas já vinham mostrando a importância de um bom café da manhã antes de ir pra escola. Porém, o novo estudo destaca que a qualidade das outras refeições também é importante.

Fonte: http://www.medimagem.com.br/secao.php?id=5375&s=4